Fitoterapia

 

Do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal  é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. Ela surgiu independentemente na maioria dos povos. Na China, surgiu por volta de 3000 a.C. quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.

Deve-se observar que a definição de medicamento fitoterápico é diferente de fitoterapia, pois não engloba o uso popular das plantas em si, mas sim seus extratos. Os medicamentos fitoterápicos são preparações elaboradas por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.  Essa descrição que tem na wikipedia é interessante porque muitas pessoas não fazem essa diferenciação.

A Fitoterapia é a “arte de curar” através das plantas aquela praticada na sua mais pura essência, como exemplo, pelos índios da floresta amazônica.

Ao final da década de 1970, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Programa de Medicina Tradicional, com objetivos de proteger e promover a saúde dos povos do mundo, incentivando a preservação da cultura popular sobre os conhecimentos da utilização de plantas com poderes terapêuticos e da Medicina Tradicional. Por volta de 1998 a OMS lançou três volumes de monografias de plantas medicinais, fruto de uma ampla revisão sistemática da literatura científica e revisão de especialistas do mundo inteiro, com objetivos de auxiliar a segurança e efetividade no uso da Fitoterapia nos sistemas de saúde.

No brasil houve uma regulamentação fitoterápica em 2006, quando foi criado o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Ginseng

 

Plantas mais usadas para o uso sedativo:

Camomila, Passiflora, Erva de São João, Valeriana, Lavanda, Erva-cidreira.

 

Antibióticos Naturais.

 

Flag Counter

Site seguro seja afiliado.

Inscrição abaixo

Fazer inscrição grátis 

 

clik na imagem

    

 

 

Minhas espinhas haviam sumido totalmente!!!